Muitas pessoas entendem que a melhor maneira de consumir o café são os cafés produzidos com grãos moídos na hora. Isso porque eles aliam agilidade, sabor e aroma, além da possibilidade da escolha dos grãos que irão proporcionar maior ou menor intensidade ao sabor da bebida mais amada e importante economicamente para a história do Brasil .
Para muitos, o prazer de consumir o café está atrelado ao aroma que, quando obtido a partir da moagem dos grãos, deixa um cheiro delicioso no ar e que arrebata o coração de qualquer pessoa. Ao moer o café em grãos antes de consumi-lo você garante o máximo de frescor e pode apreciar a fragrância que apenas um café recém-moído oferece. Outros também entendem que o grão é uma proteção natural dos benefícios do café, que se dissolve após eles ser moído.
Porém, não é sempre que se tem tempo ou equipamento adequado para moer os grãos em casa. Logo, o café moído é uma solução conveniente e bastante saborosa. Para a correria do dia a dia, o café moído e coado como conhecemos é o que melhor se encaixa em nossa rotina.
Podemos dizer que os dois são perfeitos para preparar uma deliciosa xícara da bebida, porém cada um agrada um tipo de paladar. Não existe certo ou errado, aqui o que prevalece é seu gosto.